Seminário escritores contra a discriminação racial*
abril de 2012 a março de 2013
Apresentação
Durante as lutas pela restauração da democracia na década de 1970, o Movimento Negro intensificando a sua participação nos cenários nacionais, introduziu uma série de questões no processo de organização da sociedade brasileira, tanto do ponto de vista político, quanto econômico e cultural.
Foi no bojo dessa pulsão social que surgiu o então denominado Coletivo de Escritores Negros, com a firme determinação de intervir no cenário da literatura brasileira.
Inicialmente esta intervenção se amparou na produção de uma literatura, onde a personagem negra assumia o papel de protagonista, de agente transformador, de interlocutor ativo, carregado de uma dimensão humana que se opunha e contrariava a ingenuidade animalesca, ou a lascividade exótica e obscena, tão bem expressas nas obras de alguns dos consagrados romancistas e poetas brasileiros.
Como uma febre da palavra escrita, e contrariando a lógica da oralidade e da musicalidade, os escritores negros, a maioria de jovens passaram a produzir e a publicar de forma independente, uma literatura negra, diferente da solidão vivida por Luis Gama, Cruz e Sousa, Castro Alves, Machado de Assis, Alta de Souza, Solano Trindade, Abdias Nascimento, Carolina Maria de Jesus e, dentre outros, também Lima Barreto.
Organizados em grupos como o Quilombhoje de São Paulo; Negrícia do Rio de Janeiro; GENS da Bahia e, ainda, escritores e escritoras negras atuando nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Maranhão e no Distrito Federal, a atividade literária constitui-se numa experiência direta com os segmentos sociais, que até então não tinham tido a oportunidade de acesso à poesia como um instrumento de reflexão cotidiana sobre o racismo.
Justificativa
Ao lançar no ano de 2012 o ‘Ano dos escritores contra a discriminação racial’, o INCN incorpora, com a colaboração de escritores negros ativistas, a realização do Seminário Escritores Contra a Discriminação Racial, iniciativa que visa proporcionar a comunidade negra e ao público em geral um processo de reflexão sobre literatura e sociedade.
O seminário se realizara durante os meses de maio de 2012 e abril de 201’3, considerando a literatura negra e as diversas expressões artísticas que com ela interagem, na perspectiva de combate ao racismo e a discriminação racial.
Metodologia
Um recital, performance, ou leitura ou leitura de texto, abrirá todas as sessões do Seminário.
As sessões do seminário serão realizadas na segunda quarta-feira de cada mês (em fevereiro de 2013 na terceira quarta-feira) das 19:00h. às 21:00h. na sede do IPCN ou, eventualmente, em outros horários e locais divulgados previamente.
O calendário e o temário de cada sessão serão estabelecidos considerando temas de interesse da comunidade negra, não apenas ao que diz respeito a literatura negra, mas as produções nos campos das ciências sociais, econômicas, jurídicas, de gênero, de saúde e artísticas.
Os convidados palestrantes deverão apresentar texto de no mínimo 5 (cinco) laudas e no máximo 12 (doze) laudas sobre suas exposições que serão publicadas no ‘Anais do Seminário Escritores Contra a Discriminação Racial’.
O publico ao qual o seminário se destina é, potencialmente, militantes do movimento negro, estudantes, professores, agentes culturais, artistas.
A divulgação se dará por meio de mídias espontâneas, pelos grupos de discussão racial na WEB e outras listas especificas que queiram se associar a iniciativa. Cada sessão do seminário terá chamadas via e-flyer, com pelo menos 10 dias de antecedência.
Calendário
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Sugestão de temário
- Literatura étnica e identidade globalizada
- Literatura negra: quebrando paradigmas, criando teorias.
- Mídias locais e a literatura negra brasileira
- Literatura negra e mercado consumidor
- Literatura: um todo negro feminino 1 (criação e crítica))
- Literatura negra: periferia é o centro
- O limite da arte na poética de militância
- Crianças negras e literatura infantil
- Outras literaturas: um panorama das artes negras (cinema, teatro, dança)
- Literatura negra e ilustração: que risco é esse?
- Literatura negra e as políticas culturais
- Outras literaturas negras (filosofia, história, economia, política)